top of page

Sustentabilidade no centro da cafeicultura: Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável reforça o compromisso do setor com o presente e futuro da produção

  • Foto do escritor: ASCOM 2025
    ASCOM 2025
  • 27 de jun.
  • 4 min de leitura

Coocacer recebe Selo Verde ECOOAR que valida o conjunto de ações promovidas pela cooperativa em prol de uma cafeicultura pronta para o presente e futuro.

Painel sobre sustentabilidade mostrou protagonismo do Cerrado Mineiro nas ações realizadas
Painel sobre sustentabilidade mostrou protagonismo do Cerrado Mineiro nas ações realizadas

Escolhido para ser realizado em um dia emblemático, a segunda edição do Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável, reuniu, no dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, um público próximo a 2 mil pessoas nos armazéns da Coocacer, em Araguari, para falar sobre temas que fortalecem e promovem a sustentabilidade do agronegócio em todas as suas esferas.  


O evento realizado em parceria com a Região do Cerrado Mineiro e o Conselho Nacional do Café, reuniu produtores rurais, representantes de entidades do setor agrícola, pesquisadores, lideranças políticas e especialistas, consolidando Araguari como a capital da cafeicultura irrigada e um polo de referência em práticas sustentáveis. No mesmo dia aconteceu a Abertura da Safra Mineira do Café, consolidando o encontro como um dos maiores do agronegócio brasileiro pela estrutura, empresas participantes e público presente.

Encontro de Mulheres do Agronegócio do Cerrado Mineiro abordou sucessão familiar
Encontro de Mulheres do Agronegócio do Cerrado Mineiro abordou sucessão familiar

Entre os temas discutidos, foram abordadas pautas estratégicas como agricultura regenerativa, gestão de recursos hídricos, adaptação às mudanças climáticas, políticas públicas para a sustentabilidade no agro, liderança feminina para sustentabilidade e inovação e protagonismo feminino na sucessão familiar.


Paulo Guedes leva informação e análise positiva sobre Brasil em sua fala
Paulo Guedes leva informação e análise positiva sobre Brasil em sua fala

O destaque da programação ficou para a palestra de Paulo Guedes, economista e ex-ministro da Economia, que falou sobre Economia Verde e as estratégias para liderança do Brasil na nova ordem econômica mundial. Além desse momento, Paulo Guedes participou de um painel moderado brilhantemente pelo Vice-Governador, Mateus Simões com lideranças convidadas como cafeicultor e presidente da Fundaccer, Francisco Sergio de Assis; o Presidente Executivo da Expocacer ,Simão Pedro de Lima;  o  Deputado Federal e Presidente da Comissão de Saúde do Congresso Nacional, Zé Vitor e o Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Raul Belém, abordando suas percepções sobre desafios, oportunidades e caminhos para a liderança global sob diferentes visões, levando informações e dinamismo ao conteúdo apresentado.

Painel com lideranças e Paulo Guedes, momento de destaque no Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável
Painel com lideranças e Paulo Guedes, momento de destaque no Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável

Investimentos que reforçam a importância da união do setor para uma produção eficiente e sustentável


O evento também marcou o anúncio de importantes investimentos para a região. A empresa CJ Selecta confirmou a ampliação de sua planta industrial em Araguari, com um aporte de R$180 milhões até 2028. O investimento inclui a construção de uma unidade de biogás, uma usina de biodiesel e a geração de cerca de 60 novos empregos diretos, além de mais de 2 mil empregos indiretos, fortalecendo a economia local e impulsionando iniciativas alinhadas a práticas de baixo carbono e economia circular. O anúncio foi feito em parceria com representantes da empresa e o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, cujo investimento privado conta com apoio da Invest Minas e reforça a posição de Araguari como polos estratégico para o desenvolvimento sustentável e a industrialização limpa no Brasil.

Assinatura do investimento CJ Selecta em Araguari
Assinatura do investimento CJ Selecta em Araguari

Durante o evento, outro importante anúncio foi feito. A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, comunicou sua parceria com a Coocacer para o fornecimento do fertilizante lower carbon, insumo com até 90% menos emissão de carbono em comparação ao mesmo fertilizante produzido a partir de gás natural. O contrato, assinado pelos líderes de ambas as marcas durante o evento, também inclui a transferência de conhecimento para adoção de práticas agrícolas, métodos e ferramentas digitais com potencial para aumentar a produtividade da cultura, diminuindo ainda mais a pegada climática envolvida na produção do grão. 


“Esta parceria com a Coocacer confirma a relevância da colaboração para descarbonizarmos a agricultura brasileira, aproveitando o potencial e a oportunidade que o país tem em mãos, especialmente quando olhamos para esses agricultores altamente tecnificados”, afirma Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil.


Durante a realização dos eventos no dia 05, a Coocacer também foi palco do Hackthon com o tema “Uso inteligente da água” promovendo inovação com o público acadêmico.


Garantia de sustentabilidade com o Selo Ecooar


Além das discussões, a programação contou com apresentação das ações do Programa Café Sustentável, iniciativa da Coocacer que integra pilares ambientais, sociais, econômicos, de governança e de educação, buscando fortalecer ainda mais a produção de cafés de qualidade com responsabilidade ambiental e social, busca impulsionar ainda mais o reconhecimento dos cafés do Cerrado Mineiro enquanto uma produção que fortalece as práticas regenerativas, responsabilidade social e inovação na cadeia produtiva.

Com o compromisso de estar pronta para o futuro agindo de forma consciente e responsável no presente, a Coocacer foi a primeira cooperativa de café verde a receber o Selo Verde Ecooar para seus eventos. O selo compensa as emissões de gás carbônico no plantio de árvores. Desde 2023, a cooperativa realiza a compensação e recebeu, recentemente, o selo de compensação pelos últimos eventos realizados: Abertura da Safra Mineira de Café, Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável e Hackathon. No endereço eletrônico é possível acompanhar a quantidade e espécies de árvores já plantadas pela Coocacer de forma compensatória aos eventos e comprometida com a sustentabilidade em todas as suas dimensões: https://www.ecooar.com/perfil/973/coocacer-araguari


A realização dos eventos contou com apoio importante e fundamental de patrocinadores e de instituições como a Prefeitura de Araguari, o Governo de Minas Gerais através do Invest Minas, o Ministério da Agricultura através da Secretária de Políticas Agrícolas e Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, o Conselho Nacional do Café, Deputado Federal Zé Vitor, Deputado Estadual Raul Belém, Secretário Guilherme Campos, Secretário Pedro Neto, além de diversas lideranças do setor agrícola, reforçando o protagonismo da Região do Cerrado Mineiro como referência nacional em sustentabilidade, inovação e competitividade no agronegócio.

____

Sobre a Coocacer 

Fundada em 1993, a Coocacer Araguari é uma cooperativa de cafeicultores, membro da Região do Cerrado Mineiro, que tem como objetivo principal criar oportunidades para a sustentabilidade do negócio café de seus cooperados. Seu propósito é construir e desenvolver relacionamentos sustentáveis, promovendo, apoiando e valorizando seus produtores, a origem e o produto por meio do pensamento coletivo. 

 

Saiba mais acessando:  

_____

Informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Coocacer

Polliana Dias

(34) 988187718

 
 
 

Comentarios


como chegar?

MG-029, 605, KM. Distrito Industrial . Araguari | MG

​​

  • Instagram

© 2025 por Safra Mineira de Café. Criado orgulhosamente por Ibox

bottom of page